sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Conceitos de Curriculo e TIC

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: Currículo, Projetos e Tecnologia
Atividade: 3 - Conceitos Currículo e TIC
Cursista: Luzirene Santos Vanderley
Tutora: ildeny
Data: 29|10|2010

O que é currículo?

De acordo César Cool Currículo é um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne à seleção de metas e conteúdo, mas também na maneira de planejar as atividades.
Um processo contínuo de construção do conhecimento prático e práticas produzidas na escola numa dinâmica social política e cultural, que sua ação esta em constante promoção de dinâmicas e reinterpretadas em cada contexto histórico social escolar. Em outras palavras o currículo continua a ser freqüentemente identificado, com o "plano de estudo". Currículo significa, neste caso, pouco mais do que o elenco e a seqüências de matérias propostas para um curso.

Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo, os alunos devem ser preparados pela escola para atuarem no meio em que estão inseridos, proporcionando atividades desafiadoras, mas que sejam possíveis de serem realizadas pelo os mesmos levando-os a ampliar seus conhecimentos e possibilitar a integração e a construção dos seus saberes do mais fácil para o mais os mais complexos como, slides, fóruns de debates, criação de blogs e etc., dentro dos temas de estudos, isto implica na transformação dos profissionais da educação.


Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
O currículo como proposto de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já traz de conhecimento, segundo Piaget, a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe.
A interação entre tecnologia e currículo cabe ao educador utilizar as tecnologias adaptadas ao currículo conforme a sua visão, adaptando e frisando a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender e interagir. O uso das tecnologias pode enriquecer ambientes de aprendizagem, alunos interagem com os objetos desse ambiente, ele é o construtor do seu próprio conhecimento. Cabe a cada profissional utilizá-lo integrando-o a pratica pedagógica, o educador deve instigar e orientar o aluno, fazendo perceber que ele possui uma ferramenta que deve ser explorada de maneira benéfica e interessante para a vida. É Necessário que as tecnologias estejam ao alcance dos alunos, dessa forma a maneira mais viável será o trabalho desenvolvido com Projetos inserindo as tecnologias, neste contexto a escola torna-se um espaço privilegiado de interação e integração social assim ela alcança seus objetivos específicos como espaço para o conhecimento informal e sistematizado.

Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

O PPP. Deve ser o Projeto macro e fonte de pesquisa para o trabalho escolar e estando inseridos todos os outros projetos, ou seja, a junção de todo o trabalho escolar e que é denominado PPP. E no âmbito pedagógico o interesse dos alunos é a priori deste trabalho, Assim, as tecnologias como instrumento de trabalho é de grande valia servindo de suporte para a prática pedagógica adaptada ao currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário