quinta-feira, 20 de maio de 2010

Quem sou como professor e aprendiz

Curso:Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Cursista: Luzirene Santos Vanderley
Tutora:Ildeny Alves Costa

Quem Sou Como Professor e Aprendiz


O eterno sentimento humano de ansiedade diante do desconhecido começa a tomar uma forma óbvia nestes tempos em que a informação vale mais que qualquer outra coisa. As pessoas hoje estão sofrendo porque não conseguem assimilar tudo que é produzido para aplacar a sede da humanidade por mais conhecimentos, a culpada é a tecnologia.
Como professor aprendiz tive a sensação de admiração, crítica e cepcitismo. Acrescento ainda a frustração, a inferioridade e a resistência em usar a tecnologia, sabendo que qualquer aluno lida melhor com a tecnologia do que muitos professores. Essa resistência ao uso da tecnologia era para não demonstrar as minhas limitações ao lidar com as novas ferramentas. Hoje entendo que a tecnologia está presente em todas as atividades desenvolvidas pelo homem e visa à economia de recursos e de tempo.
Desta forma o uso da computação permite o armazenamento e a manipulação de uma quantidade enorme de dados. Assim, as informações podem ser transmitidas com maior rapidez, agilizando na tomada de decisões e diminuindo a margem de erros. A presença intensiva da alta tecnologia tem trazido alguns problemas tais como: a radicalização da competição dentro do mercado e o desemprego devido à aplicação irresponsável da automação. Esses fatos depõem contra os benefícios propiciados pela tecnologia.
Deve-se notar que o convívio do homem com a alta tecnologia ainda é problemático. Nós, professores, nos encontramos num processo de aprendizado em busca do domínio das conquistas tecnológicas .
Foi no meu local de trabalho com a ajuda dos colegas que tive acesso as noções básicas e as discussões do grupo contribuíram para uma mudança efetiva em minha prática, no entanto é necessário que haja mais formação continuada para os professores assumirem um novo papel na sociedade do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário